segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MÁQUINA DE PUBLICAR NA 2ª CRE

E. M. Jornalista Brito Broca desenvolve práticas inovadoras trabalhando com a Máquina de Publicar da Educoteca ( http://educoteca.educopedia.com.br/ ) com seus alunos.

Após apresentação do livro digital 20 Mil Léguas Submarinas da Educoteca, a turma do 5º ano foi para a Sala de Leitura para criar histórias dos livros escolhidos, em quadrinhos.

Os desenhos foram escaneados e carregados na Máquina de Publicar para que os autores escrevessem seus textos nos balões.

Em seguida, alguns trabalhos foram publicados na Educoteca com ajuda e orientação da embaixadora Gildete Pereira.
E.M. Brito Broca (Clique para ampliar)


Confira duas publicações:


No início do mês os embaixadores da 2ª Coordenadoria Regional de Educação participaram de uma capacitação - no auditório desta CRE - sobre essa ferramenta, dinamizada pela articuladora Erika Marques. Neste encontro os recursos da Máquina de Publicar foram explorados e foram realizadas sugestões de atividades.

Aprenda, rapidamente, a criar um livro digital da Máquina de Publicar com as dicas desta articuladora:
http://educoteca.educopedia.com.br/Livro/Default.aspx?livro=462

Abraços, amigos! :)

ALUNO EMBAIXADOR


Aluno embaixador em ação na 8ª CRE!


:.Semana da Educopédia e da Educoteca na Escola Municipal Professor Joaquim da Costa Ribeiro.:

Aluno Embaixador Jansen apresentando o site criado por ele e as facilidades da Educoteca para alunos de diversas turmas, inclusive nos projetos.

A idéia era pedir para os alunos criarem títulos para uma tirinha animada a ser publicada na Máquina de Publicar.

Articuladora Diala Azevedo
Embaixadora Cintia Moreira Rodrigues



Blog do aluno Jansen: http://educonajoaquim.wordpress.com/

Curta a postagem na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/ArticuladoresdaSubte
MÁQUINA DE PUBLICAR NA 1ª CRE


Capacitação sobre a Máquina de Publicar na 1ª CRE - encontro enriquecedor com embaixadores e a articuladora Nívea.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

MÁQUINA DE PUBLICAR SENDO EXPLORADA NESTE MÊS!

Olá amigos! 

Este mês os embaixadores da SubTE estão trabalhando com a Máquina de Publicar da Educoteca com alunos e professores.

"A Máquina de Publicar é um recurso que possibilita a criação de livros digitais de forma rápida e fácil. Ela possui várias ferramentas que permitem a inserção de diferentes mídias, como textos, imagens, músicas, efeitos sonoros, histórias em quadrinhos, que podem ser originadas do banco de dados padrão da Máquina de Publicar ou criada pelo próprio autor. 

É uma forma criativa e simples de publicar seu próprio livro e compartilhar com todas as pessoas que acessarem a Educoteca!"

Neste link é possível conferir a 1ª experiência da embaixadora Liana da Escola Municipal Reverendo Martin Luther King (Projeto Fênix) da 2ª CRE com seus alunos com a Máquina de Publicar:


Existe um mundo de possibilidades de trabalho com a Máquina. Em breve novos livros digitais serão publicados pelos nossos professores embaixadores em parceria com alunos e professores de suas unidades escolares.

Conheçam essa ferramenta que pode oferecer a ampliação de atividades com leitura e escrita, de forma divertida!

Um grande abraço! :) 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Educoteca ajudando no Português... E na Matemática!


Embora seja o professor de Matemática Escola Municipal Monte Castelo na 6ª CRE, o professor embaixador desta UE utilizou os livros da Educoteca a fim de ajudar seus alunos a melhorarem na interpretação textual visto que essa defasagem compromete e muito o entendimento dos enunciados das atividades de Matemática. 

O professor ficou muito satisfeito com os resultados de suas ações visto que os alunos passaram a utilizar a Educoteca fora do ambiente escolar buscando melhorias em seu aprendizado.

*Professor embaixador: Leonardo Lima Sampaio
*Articuladora: Thais Duarte

"A Raposa e as Uvas" na Escola Municipal Paraíba


A Professora Maristela Porto, da Escola Municipal Paraiba na 6ª CRE, escolheu a fábula "A raposa e as Uvas" para trabalhar com as crianças. Apresentou a história interativa e depois através de slides feitos no PowerPoint focou na raposa: habitat, locomoção, cobertura do corpo, nascimento... Como atividades, primeiro selecionou uma cena da história e pediu que os alunos pintassem. Depois evidenciou a escrita Raposa e pediu para contarem quantas letras e sílabas a palavra tinha. 

Como segunda atividade, trabalhou o conteúdo animais mamíferos, pois essa é uma característica da raposa. Colocou na folha alguns animais mamíferos e abaixo seus respectivos nomes. A criança pintou, recortou, leu e colou cada nome abaixo do animal.

*Professora Embaixadora: Maristela Porto
*Articuladora: Thais Duarte

Educoteca auxiliando atividades na Escola Municipal Claudio Ganns


As atividades realizadas em setembro, na Escola Municipal Claudio Ganns na 6ª CRE, tiveram a finalidade de intensificar a qualidade de leitura, a capacidade criativa e também a organização textual dos alunos, pois os mesmos criaram um novo final para a história Garu, o macaco guloso.
Depois, a turma foi dividida em grupos para a confecção de cartazes sobre hábitos de alimentação saudável, que foram expostos no pátio da escola, com o intuito das demais professoras fazerem o uso da Educoteca. Este trabalho foi reforçado em assembleia na escola e em mudanças alimentares na hora do almoço escolar.

*Professora Embaixadora: Elga Santos
*Articuladora: Thais Duarte