domingo, 26 de agosto de 2012

Documentário produzido com o intuito de ajudar as pessoas a refletir sobre o tradicional modelo de educação. 

O filme destaca a educação baseada no amor, no respeito e na liberdade.

"La Educación Prohibida"



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SETEMBRO - MÊS DE EDUCOENCONTRO


Motivos não faltam para celebrar este encontro!

                                                Atenção! Nova data.





terça-feira, 21 de agosto de 2012

EM SETEMBRO - CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE SALA DE LEITURA


   Em setembro teremos um novo encontro para ensinar como criar um blog, para dar sugestões de trabalhos com livros digitais e para conhecer mais a Educoteca.
    Fiquem atentos, pois as vagas serão limitadas por CREs.




VOCÊ CONHECE O GENTE?

GENTE: a Reinvenção da Escola


"A globalização, a internet e outras tecnologias têm impactado a forma como pensamos, agimos e nos relacionamos. Só em 2010, mais informação foi gerada do que nos 5000 anos anteriores. Até 2020, a quantidade de informações digitais crescerá 44 vezes. Diferentemente de seus pais e avós, os alunos de hoje mudarão de emprego mais de 10 vezes antes dos 40 anos e provavelmente exercerão funções que ainda não foram criadas.


Para exercer essas novas funções com competência, lidar com novas tecnologias na produção ética e responsável de riquezas, navegar funcionalmente em um novo mundo, com a responsabilidade de aproveitar oportunidades e enfrentar desafios, nossas crianças e jovens precisam ter, hoje, uma formação excepcional. Eles precisarão ter auto-confiança, se adaptar em diferentes contextos, construir relacionamentos rapidamente e virtualmente, utilizar bem sua criatividade nata e empreender. Precisarão compreender suas forças e fraquezas, emocionais e intelectuais, seus direitos e deveres na vida em comunidade e desenvolver suas potencialidades ao máximo. Precisarão ser autônomos e solidários, compreendendo nossos avanços culturais e, ao mesmo tempo, não só tolerando, mas valorizando diferenças.

(...)

O objetivo é chegar a um modelo que coloque o aluno no centro do processo de aprendizagem, se aproprie integralmente das novas tecnologias educacionais e que possa ganhar escala."


(texto de Rafael Parente)

Leia mais sobre o GENTE - Ginásio Experimental das Novas Tecnologias Educacionais - no link: 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LINK DE CONSULTA DO IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica:



* País está mais consciente *

Pesquisa mostra que, nos últimos 20 anos, houve clara evolução nas preocupações ambientais do brasileiro.


"Quanto mais urbano e escolarizado, mais consciente o brasileiro é das questões ambientais."

Leia mais sobre a pesquisa no site do PNUMA (Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente):

Você conhece a metodologia Mind Lab?

Criada em Israel há 17 anos, a metodologia Mind Lab, batizada no Brasil de MenteInovadora, já foi adotada por milhares de escolas em mais de 30 países. Mais de 10 mil professores foram treinados e certificados, e mais de 2 milhões de estudantes utilizam essa metodologia para melhorar suas habilidades de raciocínio.

No Brasil, o Programa Menteinovadora vem sendo implantado desde 2006 em escolas públicas municipais e estaduais, bem como em escolas da rede particular de ensino.

Estudos realizados pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE) no Brasil apuraram o impacto da utilização, durante três meses letivos, dessa metodologia, nos níveis de aprendizagem de matemática e língua portuguesa para além do esperado para o período, considerando a escala SAEB.

Esta metodologia utiliza jogos de raciocínio.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Agosto: mês do centenário de Jorge Amado


Um dos mais consagrados autores da literatura brasileira, Jorge Amado, completaria 100 anos no dia 10 de agosto de 2012. O centenário de Jorge Amado é uma excelente oportunidade para fazer uma leitura ou releitura de sua obra.
Descubra o que você sabe sobre os personagens de Jorge Amado. Faça o quiz!
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/08/voce-conhece-bem-os-personagens-de-jorge-amado-faca-o-quiz.html

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


A Embaixadora 3.0 Carolina Suisso criou um passo a passo simplificado para uso da Escola 3.0 pelos docentes. Vale a pena conferir!
    

Clique na imagem para ler o passo-a-passo.

Matéria enviada pela Articuladora Camila Dias - 6ª CRE.
Prezados (as),

A Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais lançou uma pesquisa
online sobre a infraestrutura tecnológica das escolas  e o uso deste tipo de ferramenta por professores e alunos. 

Gostaríamos de ouvir todos os envolvidos e por isso pedimos que, além de responder ao rápido questionário, nos ajudem na divulgação da pesquisa. 

Com essas respostas poderemos criar estratégias que melhor atendam às escolas, professores e alunos. 

A pesquisa pode ser acessada aqui: https://pt.surveymonkey.com/s/edutec_2012_sme_rio


Mais informações na circular abaixo:

 

Circular E/SUBTE n.º 04/2012    

                                                                     Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2012

Sr(a) Coordenador(a),
Sr(a) Gerente de GED,
Sr(a) Diretor(a),
Sr(a) Professor(a),

Mais um semestre se inicia e a Educopédia continua a todo vapor.  Nos últimos meses lançamos a Educoteca, os Embaixadores começaram a atuar nas escolas, o Pé de Vento ficou disponível no formato offline, publicamos o Pé de Vento para o 2º ano e muitas oficinas e capacitações foram feitas para os professores.  Além disso, a UNESCO chancelou a Educopédia como um importante Recurso Educacional Aberto que muito contribuirá para o desenvolvimento da Educação no país. Estamos avançando rapidamente e com qualidade e isso se deve ao esforço desta equipe de Professores da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Para melhorarmos as estratégias utilizadas na Educopédia e atender às necessidades das escolas, estamos realizando pesquisas importantes e precisamos da participação de todos.
·        A primeira delas é uma pesquisa online sobre o uso de tecnologias e estrutura física das escolas. Diretores, Professores e alunos deverão respondê-la no seguinte endereço: http://svy.mk/OJewVs que será enviado para todos os emails Rioeduca. Pedimos o auxílio das CREs e direções na tarefa de divulgação do questionário e estímulo para que tenhamos muitas respostas. Caso alguma escola deseje aplicar o questionário impresso, pedimos que nos avisem pelo educopedia@rioeduca.net  para que possamos providenciar.
·        Outras pesquisas serão feitas por um grupo novo de Educopedistas Pesquisadores que liderarão 8 diferentes estudos e buscarão identificar e mensurar o impacto do uso da Educopédia na aprendizagem dos alunos. Algumas escolas receberão a visita dos pesquisadores e pedimos a colaboração de todos. Eles são: Christiane Madeira, Erika Marques, Luciane Frazão, Diego Luz, Thiago Ribeiro, Luiz Felipe Ferrão, Marcela Goldmacher e Miriam Dolzani. Todos são Professores da rede.
Agradecemos, mais uma vez, a atenção e a dedicação de todos.
Atenciosamente,
Rafael Parente :)

Muito obrigada,

Equipe E/SUBTE

PARTICIPE DA PESQUISA!



*Professores usam videogame para estimular alunos*

Antes tidos como "rivais" da escola, jogos digitais têm se popularizado

"Tradicionalmente vistos como "rivais" da escola, jogos digitais vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores e aliados das aulas de educação física ao ajudar alunos a conhecer novos esportes e driblar a falta de recursos para tratar de alguns conteúdos previstos no currículo escolar. "

Bom dia!!! 

Em breve novas datas de capacitações para os professores de Sala de Leitura da 1ª, 2ª, 5ª, 7ª, 8ª e 10ª CRE!!!

Acompanhem!!!

*Conteúdo: oficina de criação de blog, Educoteca e sugestões de trabalhos com livros digitais.

Acervo audiovisual ao alcance dos professores

Já está disponível no Portal MultiRio a nova seção, na qual é possível assistir a produções da Empresa.

 Para acessar a Videoteca, basta digitar o endereço

Através da ferramenta de busca é possível encontrar os vídeos por disciplina, nome do programa e/ou série e palavras-chave. O acervo de audiovisual da MultiRio serve como apoio ao professor em sala de aula e para disseminar informação, motivar o aprendizado e ampliar o conhecimento.

*Contribuição da Articuladora Nivea Muniz

domingo, 12 de agosto de 2012

NOSSOS SENTIMENTOS


Para lembrar e comemorar o Dia dos Pais, a MultiRio criou uma campanha televisiva para ser veiculada nos intervalos da programação no canal 14 da NET, na BandRio e nas Web TV e Rádio. A peça destaca as atribuições de um pai na criação dos filhos, como proteger, apoiar, participar, incentivar, prover, amar e acompanhar. O vídeo homenageia os pais que transformam esses verbos em ação todos os dias.
Desejamos a todos os pais um feliz dia!



Contribuição da Articuladora Nívea Muniz (1ª CRE).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

NOVIDADE!!!

*Pé de Vento para 2º ano já está na Educopédia*


"Pé de Vento para 2º ano já está na Educopédia e também pode ser acessado por aqui http://www.pedevento.org/grandesaventuras/ 


A versão offline para o 1º ano está sendo instalada em todos os computadores da rede e também pode ser instalada nos computadores pessoais dos professores. :)))" (Rafael Parente)

CAPACITAÇÃO DO PÉ DE VENTO - 1ª CRE


Capacitação do Pé de Vento realizada em 08 de agosto, na E.M. Gonçalves Dias, pela Articuladora da SUBTE na 1ª CRE – Nívea Muniz.


"Atenção professoras e professores de 2o ano! 
O Pé de Vento 2 chega ainda essa semana e está ainda mais lindo do que o primeiro! O ícone deve aparecer no 2o ano da Educopédia muito em breve!" (Rafael Parente)



Todo mundo pronto para as Grandes Aventuras do Pé de Vento? 

Disponibilizamos papéis de parede em três formatos diferentes que vocês podem baixar no link abaixo: 

http://www.flickr.com/photos/pedeventosme/

E agora que estamos definitivamente no Facebook, que tal ajudar o Marcelo, a Bia e o Babu a conseguirem mais likes?  > Clique AQUI <

quarta-feira, 8 de agosto de 2012







CAPACITAÇÃO PARA REGENTES DE 1º, 2º E 3º ANOS NA 7ª CRE

 A Gerência de Educação da 7ª CRE organizou a Semana de Capacitação para Professores Alfabetizadores (1º, 2º e 3º anos) que está acontecendo de 06 a 10 de agosto, na Universidade Estácio de Sá (CEDUC). A Educopédia está presente e a Capacitadora - Dilma Guimar -  conduziu brilhantemente o encontro.
Esteve presente, no dia 07/08, a Gerente de Educação - Professora Nedi Costa, a Embaixadora 3.0 - Professora Viviane e a Articuladora da SUBTE-Professora Dayse.





*Como utilizar celulares em sala de aula*


"Qual professor jamais se deparou com um aluno utilizando o celular no meio de sua aula? Chegamos ao ponto de proibir o uso de celulares em salas de aula. Entretanto, graças às novas tecnologias, o vilão que rouba a atenção dos professores pode transformar-se em aliado."



Leia mais no blog de mídias sociais da Educopédia:

terça-feira, 7 de agosto de 2012

*CAPACITAÇÃO DO PÉ DE VENTO NA 9ª CRE* 

Dia: 31/07/2012

Com a presença do Articulador Alexandre Rodrigues, da Representante do Rio Educa na 9ª CRE Márcia Cristina Alves, do Embaixador Mário Mangabeira e da Profª Lívia Andrade.

Foi um excelente encontro com os profs do 1º ano! Foram compartilhadas ótimas experiências de uso do Pé de Vento!



 

Leia mais sobre esta capacitação no link abaixo, do site do Rio Educa:


Nesta página foram disponibilizados os vídeos utilizados no encontro, além da apresentação feita pelo profº embaixador Mario Mangabeira.

sábado, 4 de agosto de 2012

O KIT DA EDUCOPÉDIA CHEGOU. E AÍ?



PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO

Prezados,
Tendo em vista a importância da escrita e da leitura como instrumentos de revitalização da cidadania e a integração da PCRJ/SME no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a E/SUBE/1ªCRE tem o prazer de convidá-los para a consolidação do PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO, conforme convite em anexo. A presença de todos é de fundamental importância para que cada um de nossos alunos se sinta confiante em seu potencial cognitivo.
Solicitamos a presença do Diretor Geral acompanhado do Professor Representante do CEC e, na impossibilidade deste, um professor que atue na alfabetização.



"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança."
Provérbio africano

*Texto: Cláudia Reis E/SUBE/1ªCRE/GED

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Capacitação para professores de Sala de Leitura:

*3ª, 4ª, 6ª e 9ª CRE*

Conteúdo: oficina de criação de blog, Educoteca e sugestões de trabalhos com livros digitais.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VISITA À E.M. THOMAS JEFFERSON

Na foto estão: a Diretora Adjunta Eva Maria, a Articuladora da SUBTE (6ªCRE) Camila Dias, a Coordenadora Pedagógica Vera Lucia e a Professora Embaixadora 3.0  Mara Malheiros.
A visita à E.M. Thomas Jefferson, no dia 31 de julho,  foi muito agradável. A Articuladora foi bem recebida por todos e realizou, satisfatoriamente, o levantamento acerca do uso das ferramentas tecnológicas da SME pela Unidade Escolar.
Fonte: Camila Dias


Pé de Vento - O Aliado da Alfabetização

"Com duas novas versões, a offline e a versão 2, o Pé de Vento é um aliado para o professor nesse momento em que a rede assina o Pacto pela Alfabetização.

Lançado no início do ano passado, o programa Pé de Vento foi testado e apresentou bons resultados em muitas escolas.

Os coordenadores do Programa acreditam que a versão offline atenderá um maior número de escolas que ainda possuem dificuldades de conexão, e a segunda versão promoverá a continuidade ao processo de alfabetização firmado no pacto.

Sabemos que a alfabetização é o primeiro passo para diminuir a desigualdade e, por isso, acreditamos que a rede SME e seus professores alfabetizadores de excelência utilizarão de todos os meios e métodos possíveis para que a criança se alfabetize já no primeiro ano e que, em casos de maior dificuldade, tenhamos até o terceiro ano escolar para fazê-lo."



*Compartilhado do portal Rioeduca.net

CAPACITAÇÃO EDUCOPÉDIA NA E.M. ROSE KLABIN


MEC LANÇA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

"A portaria traz as ações e as diretrizes gerais do pacto firmado entre o governo federal, Estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar as crianças até, no máximo, 8 anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental."


*Tecnologia na Educação: os alunos que ensinam os professores no CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro*

"Para aproveitar a familiaridade dos alunos nativos digitais com a tecnologia, a coordenadora pedagógica Gisele Cordeiro idealizou o projeto de monitoria tecnológica: 36 alunos da escola, do 2º ao 5º ano, são tutores dos colegas e dos professores. Eles ajudam a criar blogs, perfis em redes sociais e grupos de discussão."


*No Rio, tutores avaliarão desempenho de professores*

"Estado e prefeitura vão aumentar rigor na avaliação.

A prefeitura e o governo do estado do Rio planejam usar, em breve, mais uma ferramenta para avaliar seus professores, colocando profissionais para observarem como os docentes atuam dentro de sala de aula."